Visita
ao Museu Histórico de Sinop
A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.
Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos
escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito
deve ter, das questões de cidadania.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar
diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de
se ajustar as necessidades da educação.
Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o
conteúdo de história, artes, ciências, e até mesmo da própria matemática.
O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio,
mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise
a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
Levar essas discussões para a sala de aula é uma forma de conscientizar os alunos do processo educativo que estarão sujeitos, dando um direcionamento para os mesmos do trabalho que será desenvolvido, bem como dos objetivos a serem alcançados.
Perguntas como o que tem num museu, que aspectos podem ser observados, qual
a importância dos mesmos para a formação, como era a época vivida, enfim muitas
riquezas podem e devem ser aproveitadas.
6º Ano "B" |
É importante conversar sobre a veracidade dos documentos e obras ali existentes, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu.
7º Ano "E" |
Para tanto, proporcionamos a visita ao Museu Histórico de Sinop a todas as
turmas da escola, uma visita ao passado para compreensão do presente!
Agradecemos imensamente a Professora Angela, responsável pelo museu, pelas
informações repassadas à turma e pelo carinho da recepção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, obrigada pela sua participação!