CONFECÇÃO DE
TANGRAM NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Tangram é um quebra-cabeça
chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado
e 1 paralelogramo).
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem
sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700
figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo
das sete peças, foi utilizado pela professora de matemática
Iolanda de Lurdes Teles em sala de aula como instrumento facilitador da
compreensão das formas geométricas: “Além
de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade
e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática”.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram,
apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa
se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais
como animais, plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho
quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para
formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra
inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga".
Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco
cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros
americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
O tangram é um jogo que se originou na China e aos poucos foi
chegando ao Brasil,
e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.
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