segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Geometria Na Prática


     A geometria é a área da matemática que estuda o espaço e as figuras que podem ocupá-lo. As civilizações antigas já utilizavam da geometria em seu cotidiano, para a construção de obras, para controlar as enchentes, para remarcar os limites das propriedades agrícolas, construção de pirâmides e outras.
        A circunferência é o lugar geométrico em que os pontos de um plano estão localizados a uma mesma distância, de um ponto fixo denominado o centro da circunferência. Sua importância está atrelada à praticamente todas as áreas do conhecimento como nas Engenharias, Matemática, Física, Química, Biologia, Arquitetura, Astronomia, Artes e também é muito utilizada na indústria e residências. Foi com essa proposta de unir a teoria e a prática; permitir e oportunizar aos alunos as conexões da geometria em especial da circunferência em mecanismos do dia -a- dia. Que a professora Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas com Habilitação em Matemática e Esp. em Supervisão Escolar e Educação Matemática Beatriz Dallagnol desenvolveu a prática Geometria na Circunferência com as turmas de 3º Ciclo A, B e C no segundo semestre de 2011 em nossa escola.
       Segundo a professora as aulas aconteceram como resultado de uma pesquisa, de modo dinâmico e interativo em que os estudantes, utilizando de embasamento teórico, de diversos mecanismos circulares, como pneus, aros de bicicleta, barbantes e outros utensílios puderam estabelecer a relação da geometria e sua significância no cotidiano. Além da prática, as aulas envolveram fatos históricos como a evolução do \scriptstyle{\pi} e sua relação entre diâmetro e circunferência. Veja nossa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela sua participação!